Austrália



O destino

Austrália


A Austrália é um país do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende a menor área continental do mundo, a ilha da Tasmânia e várias ilhas adjacentes nos oceanos Índico e Pacífico.

É considerada um dos melhores países do mundo para se viajar por estradas. Tudo é extremamente simples e funcional. Viajar de carro aqui é uma experiência inesquecível! As estradas são bem pavimentadas e o trânsito é um dos mais civilizados do mundo. Em muitas paradas se oferece, gratuitamente, café, chocolate e água para os viajantes. As distâncias aqui são longas. Por isso, antes de pegar a estrada, recomendamos planejar bem a sua viagem!

Tecnologicamente avançada e industrializada, a Austrália é um próspero país multicultural. Quase três quartos dos australianos vivem em áreas metropolitanas e zonas costeiras (a praia é uma parte integrante da identidade australiana). Em Melbourne, o Royal Exhibition Building é patrimônio mundial da Unesco desde 2004.

Entre os diversos pontos turísticos a visitar destacam-se: Sydney Opera House, Albert Park Lake (Melbourne), Burley Griffin (Camberra) e Jardim Botânico de Adelaide.

Camberra (em inglês escrito Canberra, que em dialeto aborígene significa "ponto de encontro" ou "lugar conhecido") é a capital da Austrália. Localiza-se a 150 km do litoral, sendo a maior cidade do interior. Situa-se no extremo norte do Território da Capital da Austrália, 300 km a sudoeste de Sydney, e 650 km a nordeste de Melbourne.

O planejamento da cidade foi bastante influenciado pelo movimento jardim-cidade e incorporou áreas significativos de vegetação natural, o que lhe rendeu o título de bush capital, algo como cidade-arbusto.

Embora a maior parte da Austrália seja semi-árida ou desértica, o país possui uma variada gama de habitats, de charnecas alpinas até florestas tropicais, e é reconhecido como um país megadiverso.

Os vinhos australianos estão entre os melhores do mundo e a cerveja é de excelente qualidade (um pouco mais pesada se comparada com a do Brasil). Existem pelo menos 22 tipos diferentes de cervejas produzidas no país, a mais famosa é a marca Victoria Bitter ou VB.

A culinária Australiana passou à ter mais personalidade nos anos 70, quando alguns chefs começaram a adaptar influências européias e asiáticas aos ingredientes locais. Desta mistura surgiram pratos com identidade, tornando ultrapassada a idéia de que a comida Australiana era uma versão inglesa piorada.

Cada região tem sua especialidade: ostras, mel e cordeiro em New South Wales; azeite em South Australia; salmão na Tasmânia; laticínios em Victoria; frutas em Queensland; e queijos em Western Australia. O churrasco, famoso Barbecue (BBQ ou ainda 'Barbie') é bastante apreciado.


A capital

Sidney


A cidade mais conhecida da Austrália abriga cerca de 6 milhões de habitantes. Capital do estado de New South Wales, Sydney é cosmopolita, moderna e arrojada.

O clima da cidade é quente e temperado, com dias ensolarados na maior parte do ano.

Durante o verão, o clima em Sydney pode ser bastante quente e úmido. A temperatura pode chegar a 40 graus em alguns dias. Já nos meses de inverno, pode-se ver neve nas Snowy Mountains! As Snowy Mountains estão cerca de seis horas de carro de Sydney. Os principais lugares para esquiar são Thredbo, Perisher e Selwyn. As temperaturas médias em Sydney são:

Verão (Dezembro a Março): 20°C a 30°C
Outono (Abril a Junho) : 15°C a 23°C
Inverno (Junho a Agosto) : 8°C a 13°C
Primavera (Setembro a Novembro) : 18°C a 25°C

Para quem curte ir às compras, as melhores opções do centro da cidade são as ruas Castlereagh e Elizabeth, além do shopping mais chique da região, o Queen Victoria Biulding.

As praias de Sydney são famosas e bem frequentadas. As mais concorridas são Bondi e Manly, onde acontecem campeonatos de surfe. Outras praias que também conquistaram a simpatia dos turistas são a Nielsen Park, Balmoral, Camp Cove, Bronte, Coogee, Whale e Palm Beach.

Byron Bay é famosa pelas belas e enormes praias com 37 quilometros de comprimento! Surfistas e banhistas adoram vir aqui e desfrutar do ambiente descontraído.

Opções de passeios não faltam. O famoso Opera House, cartão postal mais famoso da Austrália, oferece óperas, balés, concertos e teatro. Atravessar a Harbour Bridge proporciona uma visão privilegiada da cidade. O Sydney Olimpic Park abriga o complexo esportivo olímpico que foi construído especialmente para as olimpíadas 2000, e hoje proporciona atividades e escolas esportivas à população. Sydney também encanta seus visitantes com o bairro mais antigo da Austrália, o The Rocks, com lojas em estilo colonial, cafés à beira-mar e galerias de arte. É encantador.

Para quem curte passeios ao ar livre e gosta de estar em contato com a natureza, uma visita imperdível é ao Jardim Botânico, com vegetação nativa preservada. As Blue Mountains abrigam trilhas que atravessam vales, cachoeiras e desfiladeiros. As montanhas nevadas – Snowy Mountains possuem estações de esqui como Thredbo, Perisher Blue e Charlotte Pass. Já no Royal National Park, além das boas praias para o surfe, no verão é possível ver golfinhos e cangurus.

Sydney é tudo isso e muito mais.