Bali – Indonésia



O destino

Bali - Indonésia


O santuário do Índico com um leve toque de agito e um cenário tropical

A ilha de Bali, que fica localizada na Indonésia, sempre foi um destino procurado por casais e turistas de todo o mundo, porém ficou ainda mais famosa depois de ter sido um dos cenários do filme “Comer, Rezar e Amar”, estrelado por Julia Roberts. Além de ser viva, festiva e quente, é também um dos lugares com o maior foco de celebração do budismo e do hinduísmo, possuindo cerca de 10.000 templos espalhados por sua extensão. Talvez tenha sido daí que nasceu o significado do nome Bali, que representa "adoração de Deus".

Esse santuário paradisíaco possui a superfície repleta de montanhas que são, em sua maioria, vulcões (mas somente alguns se encontram ativos atualmente). A vida na região é organizada em vilarejos, que são geralmente bastante movimentados e cheios de atrações tanto naturais quanto construídas pelo homem, como restaurantes, lojas e hotéis deslumbrantes. O destaque vai para os resorts e hotéis 5 estrelas, que possuem características únicas e exclusivas, além de propiciar a seus hóspedes uma vista inigualável das paisagens locais.

O destino é ideal para quem busca curtir a natureza em um clima tranquilo e relaxante. Por ali é possível fazer passeios de elefante, de bicicleta, visitar as piscinas de águas termais e descansar nas praias, que são verdadeiros paraísos de areias brancas e águas azuis cristalinas. Além da beleza, o mar da região apresenta também uma movimentação calma e temperaturas muito agradáveis, possibilitando mergulhos até o entardecer.

Para quem gosta de esportes e quer se aventurar nas terras da ilha, a prática de rafting é comum na região. Surfe, barco a vela, snorkelling e passeios de moto com muita adrenalina pelos vilarejos também são opções encontradas. Muitas pessoas costumam praticar yoga nas belíssimas praias, e fazem suas saudações ao Sol inspirando os visitantes a conhecer mais sobre suas crenças.

No quesito cultura, Bali também não deixa a desejar. Os espetáculos de dança locais são lindos e podem ser encontrados em algumas das cidades, configurando uma ótima opção de programa cultural. Em alguns pontos ainda são realizadas danças ritualísticas, como o Kecak e a dança do fogo. A culinária balinesa é também uma “atração” a ser explorada. Os pratos mais autênticos são vendidos em carrinhos nas calçadas das ruas, oferecendo sabores como peixe grelhado na casca do coco e muitos frutos do mar.

Para quem quer visitar essa maravilha da Indonésia, o melhor período é entre Abril e Outubro, que é a época com menores chances de chuva e em que a temperatura permanece quente, por volta dos 30ºC. Nos outros meses do ano, a região costuma passar por períodos de chuvas prolongadas, o que pode prejudicar a viagem.


 

Lugares para visitar


Ubud: considerado o centro cultural de Bali, essa cidade possui uma atmosfera inspiradora, e é repleta de artesanato, museus, galerias, palácios, spas e conta ainda com um povo muito amistoso. As lojas e restaurantes charmosos também fazem parte do cenário, mas o principal elemento são os templos, onde se pode assistir aos espetáculos de dança balinesa, com bailarinas expressivas e música típica local. Por ser uma cidade central, é o melhor ponto de partida para os passeios aos arrozais, que contam com paradas em lugares maravilhosos e paisagens dificilmente encontradas em outros lugares do mundo. Viste ainda a Floresta Sagrada dos Macacos, que é bastante divertida e diferente e o mercado popular da cidade, onde se pode encontrar artigos lindíssimos por preços acessíveis.

Kuta, Seminyak e Legian: estas três praias, que ficam localizadas na mesma faixa de areia, são as principais praias de surfe da ilha, portanto bastante agitadas e com uma vida jovem muito presente. Além de serem ótimas opções para caminhadas e mergulhos, possuem também diversos bares e restaurantes (os melhores são de frente para o mar) e lojas, que caracterizam a região como a melhor de Bali para comércio.

Jimbaran: apesar de não ser muito turística, essa baía é uma ótima pedida para quem aprecia gastronomia marítima. A intenção de quase todos os visitantes que vão até lá é sentar de frente para o mar em um dos restaurantes locais e apreciar um delicioso peixe preparado conforme a vontade do cliente com deliciosos molhos e acompanhamentos. O programa pode ser feito de dia ou de noite, mas ao entardecer é o momento mais agitado da região.

Nusa Dua: é um balneário conhecido por esbanjar luxo e sofisticação. Frequentada por pessoas da alta-sociedade, a região abriga alguns dos melhores resorts da ilha e é repleta de boutiques. Tudo isso sem perder, lógico, o visual tropical das praias paradisíacas.
Templos: alguns dos templos mais interessantes para se visitar em Bali são Tanah Lot e Uluwatu (que foram erguidos para os guardiões do mar) e o Templo de Besakih. Tanah Lot fica nos arredores de Kuta e, por ser completamente cercado de água, só pode ser visitado quando a maré está baixa. Lá se pode passar por rituais típicos, realizados com flores e grãos de arroz, por exemplo. Já o Uluwatu (ou Pura Luhur) fica no topo de um penhasco de 70 metros de altura, de frente para o Oceano Índico. Alí acontece a dança do fogo, uma belíssima manifestação religiosa com mais de 70 dançarinos mascarados, que cantam simulando instrumentos musicais ao redor do fogo. Por fim, o mais importante e sagrado templo para os balineses, o Pura Besakih é uma atração maravilhosa. Formado por 22 templos, o complexo fica nas encostas da montanha Agung, com apenas 6 km até a cratera do vulcão.