Costa Amalfitana

O destino

Costa Amalfitana


Para quem acha que a Itália é um país cujas belezas foram feitas apenas pelas mãos dos homens, pode ter uma surpresa agradabilíssima: A Costa Amalfitana.

Quando chegamos a este local temos a impressão de estar no paraíso... é o próprio Éden na terra, pois Costa Amalfitana é uma costa de grande beleza natural na Província de Salerno. Ela tem muitas cascatas e uma extensa área com águas azuis advindas do mar Mediterrâneo. Um lugar dos sonhos para se viver uma apaixonante lua-de-mel...

O clima é agradável no ano todo. Seu inverno é ameno, com temperaturas em torno de 10ºC e seus verões são gloriosos, com temperaturas que podem chegar a 32ºC. Isto trará a sua lua-de-mel momentos inesquecível de puro prazer, pois as praias são de um azul estonteante.

A costa é composta por muitas comunas: Vietri sul Mare, Cetara, Tramonti, Maiori, Minori, Ravello, Scala, Atrani, Amalfi, Conca dei Marini, Furore, Praiano e Positano. Cada uma delas possui seu charme especial, por isso, aproveite cada lugar com o que ele tiver de melhor! Praias, montanhas, hotéis, alta gastronomia... Tudo para fazer de sua viagem, a viagem dos sonhos...

A cidade de Amalfi foi classificada pela UNESCO, desde 1997, Patrimônio Mundial da Humanidade, por isso quando for ao seu Centro Histórico, não deixe de visitar o Duomo de Amalfi, dedicada a Sant'Andrea, e Claustro do Paraíso. Além de um lugar histórico, é belíssimo! Vale a pena o passeio...

Já quando estiver no Histórico de Conca dei Marini, programe-se para um passeio à Praia de Marina di Conca, em seguida vá à Caverna das Esmeraldas (em italiano: Grotta dello Smeraldo) e ao final do passeio, faça uma visita romântica à Igreja de San Pancrazio Martire.

Em Ravello, que fica 330m acima de Amalfi, impossível deixar de visitar a dois jardins encantadores: a Villa Rufolo e a Villa Cimbrone. O romantismo do local traduz o ditado em italiano que diz que "os poetas vão a Ravello para morrer", tamanha sua beleza e exuberância.

Refúgio de vários artistas

Estilo próprio e exclusivo


Na gastronomia, a Costa Amalfitana tem seu próprio estilo de comida que é exclusivo da região. A maioria de seus pratos são de frutos do mar e entre os mais famosos, encontramos as l'al forno orata, la carne alla pizzaiola, l'insalata di mare e Zuppa di pesce la. Esta delicia de culinária, sempre acompanhada por um delicioso vinho, proporcionará momentos de inesquecível prazer.

Outro fato pitoresco: para ir-se de uma comuna a outra, é preciso ir pelas estradas que serpenteiam o local. Isto acaba tornando a viagem em mais um passeio maravilhoso, pois ao longo destas estradas, encontra-se algumas escadarias íngremes em rochedos que, embora sejam emocionantes, são ao mesmo tempo assustadoras... Mas certamente ao chegar ao topo a paisagem compensará qualquer desconforto que possa ter existido.

A Costa Amalfitana esteve isolada do resto do mundo até meados do século 19, quando foi construída uma estrada que ligaria todas as aldeias ao longo da costa, e então esta tornou-se um paraíso de parada obrigatória.

Desde então, ela se tornou um refúgio de vários artistas em busca de inspiração, como Joan Miró e Tennessee Williams, e também ganhou status de glamour devido à estadia de várias estrelas cinematográficas, como Greta Garbo, Clark Gable, Humphrey Bogart e Sophia Loren.

Para aqueles casais em lua-de-mel que gostam de viver seus momentos românticos em lugares confortáveis, porém exóticos e exclusivos, a Costa Amalfitana é um destino perfeito.