Croácia



O destino

Croácia


Luxo e charme no país das belas paisagens formadas por praias e montanhas.

A Croácia é um país mediterrâneo dono de uma paisagem bastante marcada pelo contraste de seus relevos, que se dividem entre montanhas e vales. Essa região é um dos destinos preferidos na Europa por casais em lua de mel, pois possui uma atmosfera romântica incomparável, com a sofisticação, o aconchego e o charme europeus.

Até poucos anos atrás, o país não era um destino comum para o turismo, mas hoje configura-se como um dos preferidos pelos viajantes mundo afora e até pelos próprios europeus, principalmente no verão. Atualmente, mais de 800 cruzeiros são feitos ali, passando pelas principais cidades costeiras e ao longo das 1.185 ilhas que formam esse belíssimo conjunto que é a Croácia.

Uma das principais características do local é o fato de que lá se pode encontrar paisagens raras, que normalmente só são possíveis em regiões remotas do continente, e até mesmo do mundo. Em sua costa, o mar azul turquesa cristalino dá lugar a iates de milionários que disputam um espaço para apreciar a belíssima vista, enquanto nas cidades, moradores locais da alta sociedade costumam desfilar entre cafés descolados e butiques grandiosas.

A maioria das praias e enseadas da Croácia são formadas por pedras, o que adiciona um charme extra a um passeio vespertino para observar o mar. Ainda assim, também existem algumas formadas por areia ao longo dessa incrível costa, que ganhou o título de “a melhor praia da Europa”. Por esse motivo, o mar é o grande atrativo e cartão-postal do país, mas para quem vai visitá-lo não se pode deixar de conhecer também os magníficos lagos que cercam a região e são também atrações turísticas muito conhecidas.

O destino é também marcado pelo romantismo e glamour presentes em quase tudo o que se faz por ali. Desde os típicos cafés croatas, até os diversos restaurantes que oferecem pratos de culinária mediterrânea e tradicional (ótimas opções para um jantar a dois com direito a vista privilegiada). A culinária é mais um ponto alto, que apresenta altíssima qualidade em toda a extensão do país. Os peixes e frutos do mar marcam forte presença nos pratos, porém os tradicionais goulash, guisado de carne e baklava (pastel doce típico) são também muito requisitados.

A melhor época para visitar a região é no verão, que ocorre durante os meses de Junho e Julho, ainda que seja uma época bastante agitada. Portanto, para casais que buscam uma viagem com mais privacidade e tranquilidade, o ideal é viajar para lá nos períodos de primavera ou outono (meses de Abril, Maio, Agosto e Setembro).


 

Lugares para visitar


Zagreb: a capital Zagreb é conhecida pela sua vida agitada, ideal para curtir uma noite dançante e dinâmica. Na rua Tkalciceva (apenas para pedestres) é possível encontrar diversos cafés, butiques e ateliês locais, que recebem turistas durante o ano todo para saborear um copo da tradicional cerveja Velebitsko ou das Rajikas especiais (típica bebida alcoólica da Croácia). Não deixe de visitar o Dolac, principal mercado da cidade, que é formado por barracas delicadas repletas de lavanda, nozes, mel, flores e queijos, entre outros produtos. Para quem busca uma viagem mais cultural, recomenda-se visitar o Museu Mimara (um palácio neorrenascentista aberto e principal espaço de arte), a neogótica Catedral da Assunção da Abençoada Virgem Maria e o Parque Natural Medvednica.

Dubrovnik: definida por Lord Byron como a “pérola do Adriático”, possui um centro antigo repleto de belezas e é enclausurada por uma muralha de 25 metros de altura, sendo assim a maior cidade fortificada do mundo. Dalí se tem as melhores vistas do mar Adriático, como por exemplo a praia de Ploce. A vida jovem da cidade é bastante presente graças às universidades locais, e suas atrações culturais e históricas vão de fortes a monastérios, passando por museus e sinagogas.

Split: é a maior cidade adriática e abriga o palácio do imperador romano Diocleciano, que entrou na lista de Patrimônio Histórico da Unesco. A oeste do centro antigo, caminhando por bosques, os visitantes chegam a praias reclusas com alguns bares à beira-mar que propiciam deliciosos momento de tranquilidade.

Hvar: na cidade de Hvar, destacam-se as montanhas e casas históricas. Quem vai até lá também não pode deixar de fazer um passeio de barco pelas ilhas e cavernas, como a Blue Cave e a Green Cave. O passeio rende cenas estonteantes dessas belezas naturais que podem ser vistas em pouquíssimos lugares do mundo.

Zadar: um ótimo lugar para prestigiar o pôr-do-sol. A cidade possui um órgão gigante que é tocado pelas ondas do mar. O espetáculo se completa por um belíssimo show de luzes que surpreende visitantes de diversas partes do planeta. A cidade é também o melhor ponto para compra de artesanato e arte local.

Cruzeiro pelo mar Adriático: muitos dos turistas que visitam a Croácia optam por fazer esse tipo de cruzeiro, que é simplesmente um espetáculo da natureza em toda a sua exuberância, repleta de ilhas rochosas, montanhas e praias paradisíacas. Um dos mais conhecidos é o L'Austral, da empresa francesa Compagnie Du Ponant, que transporta os passageiros com diversas regalias e exclusividades em um cruzeiro de luxo por essa maravilhosa região.