Espanha



O destino

Espanha


Vivacidade e tradição se misturam nessa terra de cultura e gastronomia únicas.

Para quem vai à Espanha, é impossível não voltar encantado com todas as belezas e atrações que se encontra por lá. O país, que possui mais de vinte séculos de história, guarda até hoje algumas referências e tradições dos povos celtas, romanos, godos e árabes, seja em sua cultura, gastronomia ou maneira de levar a vida. Esse incrível respeito pelas tradições regionais, porém, não impede o olhar moderno e voltado para o futuro que se desenvolve cada vez mais na região.

Assim como o povo espanhol, o país também possui um ritmo que é, ao mesmo tempo, festivo e acolhedor. Por esse motivo, está ao lado da França quando se trata de destinos de verão na Europa. Sua costa é repleta de praias maravilhosas, as cidades abrigam parques charmosos e para quem gosta de um clima mais frio, as regiões montanhosas são também um espetáculo, além de muito bem frequentadas no inverno.

A Espanha é um destino muito interessante também em termos culturais. Fazem parte de sua extensa gama de “atrações” as famosas touradas, os espetáculos de dança flamenca, a arquitetura histórica, os monumentos, a literatura e até os grandiosos estádios de futebol, conhecidos mundialmente.

Outro ponto alto de viajar ao território ibérico é a gastronomia. Mundialmente conhecida por seus renomados chefs e restaurantes, possui dois principais pratos, que variam em sabores e ingredientes: paella e tapas. As paellas, com base de arroz de açafrão, possuem ingredientes que passam por diversas categorias, como carne de coelho, frango, mariscos, camarões, pimentões, mexilhões e azeitonas. Já as tapas, tornaram-se um conceito culinário hoje em dia. São petiscos complexos que possuem infinitas receitas, desde omeletinhos a pãezinhos cobertos com aliche, sanduíches de presunto cru e fritadas de lula.

Não é por acaso que a região abriga o restaurante que foi considerado como o melhor do mundo, o El Celler de Can Roca. Para os espanhóis, comer bem é praticamente uma obrigação, portanto não faltarão restaurantes, tascas e cafés para agradar a todos os gostos durante a viagem.

Para viajar a esse magnífico destino, alugar um carro pode ser uma boa opção, pois assim pode-se cruzar a Península conhecendo todos os pontos interessantes no meio do caminho. Outra opção que também costuma agradar aos noivos, e turistas em geral, são os ferry-boats, que fazem conexão com países como Inglaterra, França e Marrocos e levam também para praias maravilhosas como Ibiza, por exemplo.

A melhor época para visitar o país, para quem quer aproveitar os dias ensolarados, é entre Abril e Outubro. Já para quem gosta do clima frio, o inverno espanhol é menos rigoroso se comparado ao restante da Europa, portanto o período ideal seria entre Dezembro e Março.


 

Lugares para visitar


Madrid: considerada como o coração da Espanha, a cidade é dona de um passado controverso e muito rico, o que a tornou uma grande capital cultural sobre pilares de união e prosperidade. Entre os principais museus estão o Museu do Prado, o Reina Sofia, o Royal Palace e o Thyssen-Bornemisza, que valem uma visita para quem aprecia arte e história. Shows, exposições e grandes espetáculos também fazem parte do roteiro da cidade, além dos eventos esportivos que, fora os jogos, incluem também o ótimo museu do Real Madrid. Entrando no ramo gastronômico, o bairro La Latina é o local mais indicado para apreciar as deliciosas tapas, e para quem quer uma refeição completa, a recomendação é o restaurante Jockey, um clássico europeu com clima e frequência igualmente refinados.

Barcelona: conhecida por sua arquitetura criativa, Barcelona é uma cidade sob forte influencia de artistas como Domènech i Montaner e Gaudí. Este segundo é, inclusive, responsável pela maior atração do local: A Sagrada Família (ponto obrigatório de visita para quem passa por lá). No Bairro Gótico, as ruelas estreitas apresentam um movimento cheio de vida, enquanto no Eixample o charme e a vanguarda cultural tomam conta dos quarteirões padronizados. Para quem gosta de praticar esportes ao ar livre, o Parque Olímpico de Montjuïc. Não deixe de dar um passeio pela orla marítima, que possui diversas opções culturais na área de Port Vell. Por fim, a cidade possui um elegante centro de compras que se estende pelo eixo Passeig de Gràcia – Diagona, onde pode-se encontrar marcar renomadas e boutiques de luxo.

Sevilha: esta cidade é a que melhor representa todas as principais características da Espanha. Lá é possível comprar castanholas feitas à mão, assistir a shows tradicionais de flamenco com figurinos e músicas incríveis, presenciar uma tourada ao final da tarde e sentar-se em uma tasca para saborear tapas com jamón serrano e chorizo regadas a vinho de Jerez. Por outro lado, a faceta histórica da cidade é também muito interessante, pois é ali a terra dos antigos imperadores romanos Trajano e Adriano e dos magníficos alcázares. É lá também que se localiza a estupenda Giralda, uma categral gótica que é hoje um campanário conhecido em todo o mundo, de onde se tem uma belíssima vista da cidade. Durante a Semana Santa, Sevilha ainda recebe diversas festas e adquire um clima mais agitado e fervoroso.

Toledo: conhecida como a Cidade das Três Culturas, Toledo é como se fosse um museu ao ar livre, calma e nostálgica, beirando as margens do Tejo. A história local conta muito sobre a convivência pacífica entre cristãos, judeus e muçulmanos e deu origem a diversas escolas intelectuais e oficinas de artesãos. O dominante Alcázar e a deslumbrante Catedral da cidade são as principais atrações. E, para completar, a cidade é repleta de obras do pintor cretense Domenikos Theotocopoulos, El Greco. Fazendo de Toledo um lugar muito romântico e agradável para curtir a dois.