Havaí

O destino

Havaí


O sossego da natureza e o agito das cidades em um cenário incrível

Tradicional destino de lua de mel, o Havaí encanta turistas de todo o mundo graças à sua natureza, ilhas, vulcões e cultura. Além de todas as belezas do estado (que faz parte da república dos EUA), a atmosfera encontrada durante a visita é também encantadora. O povo caloroso vive em um clima de boas vindas e receptividade, que é encontrado em poucos lugares no mundo.

O arquipélago é formado por diversas ilhas, sendo algumas delas destinos turísticos, e é mundialmente conhecido como um dos melhores locais para prática do surf, devido às suas majestosas ondas em variadas épocas do ano. Ainda assim, o local possui diversas outras atividades interessantes para quem não quer se aventurar no esporte. Um exemplo disso são os belíssimos e divertidos passeios de barco, que podem ser privativos ou em grupos e levam os passageiros para uma espécie de “tour” pelas ilhas desbravando o mar do Oceano Pacífico. No período entre janeiro e março ainda é possível observar as baleias-jubarte que vivem na região.

Ao visitar o Havaí pode-se ainda obter um grande conhecimento histórico nas atividades turísticas dedicadas aos retratos de Guerras, como no caso do museu Pearl Harbor, uma atividade muito interessante e ao mesmo tempo dinâmica. A prática de mergulho também é comum na região, que conta com uma variedade impressionante de vida marinha.

Ainda falando sobre a vida natural do arquipélago, as maravilhosas cachoeiras são também uma atração local, e podem ser vistas depois de se realizar trilhas igualmente bonitas e agradáveis. Quem viaja para lá também não pode deixar de ver os vulcões, que vivem em constante erupção (claro que controlada) e são “monumentos naturais” difíceis de encontrar em outros lugares do mundo com tanta segurança.

Para finalizar, não é só de natureza que vive o Havaí. O estado possui também centros comerciais e regiões agitadas, com muitos restaurantes, bares e lojas, além de karaokês, jantares românticos temáticos e hotéis diversos que oferecem luau típico havaiano na praia.

Sobre a melhor época para se visitar, é algo relativo, pois o clima é agradável durante o ano todo (variando entre 18ºC e 28ºC). Porém nos meses de alta temporada (junho a julho e dezembro a abril), os estudantes lotam o destino, que acaba ficando muito mais agitado e em clima de festa. Para uma temporada mais tranquila, a melhor época é entre os meses de agosto e novembro.

 

Lugares para visitar


Big Island: a maior ilha do Havaí, conhecida como “Ilha das Orquídeas”, a Big Island tem como principal atração a visita aos os espetaculares vulcões em erupção como Kilauea, Mauna Kea e Mauna Loa. É lá que fica localizado o Parque Nacional dos Vulcões (Volcanoes National Park), que possibilita passeios e atividades ao redor dessas incríveis grandezas naturais. Para conhecer a ilha, o ideal é alugar um carro e passear pelas belíssimas estradas da região, que percorrem pontos em que a lava desceu, formando paisagens únicas. Além disso, a Big Island possui também pontos para mergulho e outros parques com atrações naturais para aproveitar.

Oahu: esta é a principal ilha do Havaí, e onde fica localizada a capital e maior cidade, Honolulu. Apesar de ser tranquila, é ali que fica a praia mais agitada do estado: Waikiki. Lá é possível encontrar uma paisagem praiana, porém urbanizada, com enormes arranha-céus, ruas repletas de shoppings e lojas de marcas renomadas, restaurantes de alto-padrão e hotéis luxuosos. Já no centro de Honolulu é onde ficam as atrações históricas mais importantes: o Iolani Palace e o museu de Pearl Harbor. Para quem procura um local mais sossegado, North Shore é a pedida ideal e para quem busca paisagens de praias deslumbrantes, é recomentado que se vá para o lado leste da ilha.

Kauai: a mais antiga das ilhas habitadas do Havaí, Kauai é também uma das menos conhecidas e, por isso, é onde ficam as mais belas paisagens de praias e montanhas (que foram moldadas pelos ventos e chuvas). Por todos os lados da ilha é possível ver uma vegetação incrível em bosques e plantações. Cenário de diversos filmes de Hollywood, a ilha abriga ainda as grandes atrações naturais Canion de Waimea (a maior depressão da região) e Costa de Na Pali, que pode apenas ser sobrevoada de helicóptero e é considerada por muitos a região mais bonita do Havaí.

Maui: é a segunda maior ilha do estado e possui praias consideradas maravilhosas e várias atrações de ecoturismo. Na cidade de Kahului é onde ficam os centros comerciais para abastecimento local, assim como o aeroporto. Já na cidade de Lahaina, encontra-se a Front Street, repleta de lojas turísticas, com destaque para as que vendem pérolas (produto típico de destaque da ilha), os restaurantes típicos e as lindas praças com grandes árvores. Por fim, na região de Kaanapali é onde ficam os hotéis de luxo e os luaus que proporcionam uma experiência única de cultura e gastronomia locais e um pôr-do-sol de tirar o fôlego.