Portugal

O destino

Portugal


Romantismo, gastronomia e muita história no melhor clima mediterrâneo.

Portugal é um país repleto de histórias e locais maravilhosos para se visitar, além de possuir uma atmosfera que esbanja romantismo, ideal para uma lua de mel. Ao visitar o local, é possível sentir uma grande força que se inclina em direção ao tradicional, e que envolve histórias de grandes conquistas navais, romances proibidos e casos de fé. As principais cidades turísticas do país são Lisboa (a capital) e Porto, que abrigam atrações únicas e deliciosos passeios cheios de surpresas e paisagens mediterrâneas de tirar o fôlego.

O país é conhecido também pela sua gastronomia. Para quem quer experimentar a faceta culinária da região, não se pode deixar de experimentar os tradicionais presuntos, os queijos da Serra da Estrela, pratos tradicionais com muito bacalhau e frutos do mar, azeites com sabores exóticos e os típicos doces que têm como base a utilização de ovos.

Outro ponto alto do destino é que os turistas têm a oportunidade de se hospedar em palácios e mosteiros que foram transformados em belos e confortáveis hotéis. Essa é uma das oportunidades de conhecer um pouco mais da incrível arquitetura portuguesa com seus típicos azulejos brancos e azuis e ambientes rústicos. Mesmo não se hospedando nesses edifícios, existem diversas atrações turísticas espalhadas por todo o país onde é possível observar toda essa grandeza.

No que se diz respeito à cultura, o país também não deixa a desejar. A começar pela mundialmente conhecida literatura, mãe de grandes autores que influenciaram a escrita de diversas partes do mundo como Camões, Saramago, Eça de Queirós e Fernando Pessoa. A riqueza cultural envolve também as influências étnicas que passam desde os mouros até as tribos germânicas, celtas, romanos e povos latinos.

A viagem por Portugal é algo simples, que se torna ainda mais agradável pelo idioma em comum. No litoral, é possível encontrar vilas, spas e resorts de alto padrão e praticar esportes como golfe, windsurfe, pesca e surfe. Já nos arquipélagos oceânicos ao redor do país, pode-se encontrar atividades como a prática de vela, mergulho e observação de baleias.

A região de Portugal é também muito conhecida por seus maravilhosos vinhos. Portanto, quem visita o local também não pode deixar de conhecer as vinícolas e cavas, principalmente na região do Porto, onde diversas casas de marcas renomadas dividem o espaço e oferecem tours guiados com explicações sobre o famoso Vinho do Porto e suas variações.

A melhor época para visitar o país divide-se entre outono e primavera do hemisfério norte. Portanto opte pelos meses de abril, maio, junho, setembro e outubro. No inverno, as temperaturas não são tão baixas como em outros países europeus, porém no verão o clima tende a ficar bastante quente.

 

Lugares para visitar


Lisboa: na capital portuguesa, atrações não faltam para entreter turistas e amantes do clima mediterrâneo. A começar pelo Mosteiro dos Jerônimos, uma construção magnífica que abriga os túmulos de grandes heróis nacionais como Vasco da Gama, Luis Vaz de Camões e Fernando Pessoa. A Torre de Belém, que hoje é o maior símbolo do país também é um ponto obrigatório. Ainda em Lisboa, não deixe de experimentar os mais tradicionais pastéis de Belém do país na Fábrica Pastéis de Belém. Por fim, não se pode deixar de lado o Parque das Nações, local delicioso para um passeio vespertino e o Oceanário de Lisboa, considerado o segundo maior do mundo, com uma enorme quantidade de espécies raras.

Porto: às margens do rio Douro, essa maravilhosa cidade tem um clima descolado e moderno e ao mesmo tempo muito romântico. Ao longo da avenida marginal estão espalhados diversos restaurantes, bares e bistrôs (que lá são chamados de esplanadas), onde se pode beliscar aperitivos, comer refeições típicas da região e saborear um delicioso Vinho do Porto com vista privilegiada para o rio (que fica ainda mais lindo ao pôr do sol). Ali também é possível tomar um barco para fazer um agradável passeio guiado pelo rio e conhecer um pouco mais sobre a história do local. Ainda assim, a maior atração da cidade são as cavas de Vinho do Porto, que oferecem diversos tipos de tours com explicações detalhadas sobre a produção do vinho e a região e contam ainda com uma degustação de suas variações ao final.

Sintra: a pequena cidade de Sintra é considerada uma das mais românticas de Portugal por diversos visitantes que por ali passam. Conhecida por abrigar diversos palácios, castelos e monumentos medievais, a cidade apresenta um clima tranquilo com a impressão de uma viagem no tempo. Ao passear pelos parques, a atração que mais se destaca na região é o Palácio da Pena, que se encontra incrivelmente preservado, e possui um tour pelos cômodos decorados com explicações sobre a vida real na época medieval no palácio. Outro ponto que vale a pena ser visitado é o Castelo dos Mouros, um marco da ocupação árabe do local nos tempos antigos. E também, não menos importante, o Cabo da Roca, ponto extremo ocidental da Europa que foi definido por Luís de Camões como o local "Onde a terra se acaba e o mar começa".

Évora: a duas horas de Lisboa, essa pequena cidade localizada na região do Alentejo, foi eleita Patrimônio da Humanidade pela Unesco graças às suas incríveis obras das arquiteturas romana, gótica e barroca. A culinária do Alentejo é um pouco diferente do restante de Portugal, com pratos mais fortes e temperos mais ousados, portanto vale a pena se aventurar em algum restaurante na passagem pela cidade. Os principais pontos de visita são o Museu de Évora, a Pousada dos Loios (dentro de um convento do século 15), a Igreja de São João Evangelista e a Capela dos Ossos, na Igreja de São Francisco, decorada com os ossos e crânios de mais de cinco mil monges.