Turks & Caicos



O destino

Turks & Caicos: praias desertas e ritmo tranqüilo


Descoberta em 1492 por Cristóvão Colombo, Turks & Caicos é uma colônia inglesa, localizada nas Bahamas, a sudeste de Miami, próxima a Cuba e República Dominicana.

A colônia é composta de oito ilhas principais: Grand Turk, Salt Cay, South Caicos, East Caicos, Middle Caicos, North Caicos, Providenciales, e West Caicos.
Mar de águas mornas e límpidas, em tons de azul-turquesa e verde claro, areias brancas e amarelas, sempre muito finas, e palmeiras ou rochas, dependendo da praia, são o visual comum às ilhas do arquipélago. Nesse cenário, já existem alguns hotéis e resorts, mas poucos. Afinal, a idéia aqui é preservar a tranqüilidade, fazendo do destino o lugar perfeito para quem quer viver alguns dias de isolamento, relaxamento e com muito, muito conforto.

Mas o estonteante visual das praias de Grand Turk não é a principal atração da ilha ou do arquipélago, point de mergulho e cada vez mais procurado por casais em viagens de lua-de-mel ou comemorando datas especiais. É sob suas águas que se escondem alguns dos principais tesouros locais – e, embora a região tenha sua história pontuada pela presença de piratas, não é preciso desenterrar tais tesouros. Basta colocar a máscara, o snorkel e os pés-de-pato para começar a procurá-los. Ou se deixar encontrar por eles, uma vez que, dentro do mar, não poucas vezes o visitante se descobre em meio a um cardume de peixinhos coloridos.

Quem conseguir sair um pouquinho da praia deve aproveitar para conhecer o centro histórico de Grand Turk ou ir até Salt Cay, classificado como Patrimônio da Humanidade. Trata-se de uma pequena vila com construções em madeira à beira mar. Saindo da avenida da praia, construções residenciais, boa parte delas no melhor estilo vitoriano inglês, chamam a atenção. Nessa região, é fundamental visitar o Museu Nacional de Turks & Caicos, com artefatos do naufrágio do Molasses, o mais antigo das Américas.


 

 


O santuário de pássaros de French Cay, o parque subaquático nacional Columbus Landfall e a fazenda de ostras de Caicos estão entre as maiores atrações dessas ilhas famosas por sua hospitalidade.

De volta à praia, uma das melhores opções é Cockburn Town, considerada a mais bonita de toda a ilha. Ao todo, 40 ilhas e ilhotas formam o arquipélago.

O clima é tropical, amenizado pelos ventos constantes que mantém a temperatura em torno de 27°C, a estação dos furacões vai de junho a outubro. A população das ilhas é de aproximadamente 15.000 pessoas, descendentes de escravos africanos, sendo o inglês a língua oficial. O povo é amistoso e hospitaleiro, tratando muito bem os visitantes.

Muitos navios de cruzeiro aportam em Grand Turk. A área de desembarque dos passageiros é um sofisticado duty-free, com lojas de grife e espaço para as lojas de souvenires.

Há uma cerveja local. O nome é Turk´s Head e a cerveja é feita com a água do mar, depois de passar pelo processo de dessalinização.

Com um dos maiores recifes de coral do mundo, 370 quilômetros de praias de areia branca, águas cristalinas e milhares de locais de mergulho Turks e Caicos, é um local deslumbrante, que encanta os visitantes.