Turquia


O destino

Turquia


Com uma pontinha do pé na Europa e outra na Ásia, a Turquia é o ponto de encontro do Oriente e do Ocidente.

Quase todo estrangeiro que percorre o país fica impressionado pela quantidade de ruínas gregas e romanas espalhadas por seu território, sobretudo no Mediterrâneo e nas proximidades de Istambul, cidade que já se chamou Bizâncio e Constantinopla.

Mas é fácil explicar: Tróia, por exemplo, ficava onde é hoje território da Turquia, e Constantinopla foi nada menos do que a capital do Império Romano do Oriente, a cidade mais importante da Idade Média enquanto a Europa estava mergulhada na barbárie.

Por isso, a Turquia é tão rica não só em vestígios gregos e romanos, mas também em castelos, mesquitas, palácios, igrejas e fortalezas.

Fundada em 1923 dos restos do Império Otomano, a Turquia logo depois instituiu leis para substituir o tradicional secular decreto religioso. Em 1945, a Turquia se juntou a ONU, e em 1952 tornou-se membro da NATO.

A Turquia oferece uma riqueza de variedades de destino para viajantes: a partir da cúpula e-minarete se vê o horizonte de Istambul cheio das ruínas romanas ao longo do oeste e sul da costa, contra um plano de fundo montanhoso de Lycia e praias ensolaradas da Província de Antalya para o frio e montanhas nevadas do Oriente , partes "de Bodrum para o Leste com sabor de cidades do Meio Sudeste da Anatólia , de verdejantes montanhas enevoadas do Leste do Mar Negro para a paisagem de estepe gama de Anatólia Central , na Turquia há algo para todos os gostos.

Destaques - Principais cidades da Turquia

Istambul É cortada pelo estreito de Bósforo, que une o Mar de Marmara (parte do Mediterrâneo) ao Mar Negro. É uma das mais fascinantes cidades do mundo, com seus minaretes recortados contra o céu, que a transformam numa cidade mítica das "Mil e Uma Noites".

Durante muito tempo procurou-se a localização de Tróia, tema que gerou polêmicas até a mítica cidade ser descoberta pelo alemão Heinrich Schliemann (1822-1890) em Hissarlik, no noroeste da Turquia, perto do Mar Egeu. O interessante é que Schliemann não era arqueólogo profissional, mas um comerciante abastado, tão apaixonado pelo mistério de Tróia, que resolveu por seus próprios meios realizar escavações. Estas, iniciadas em 1870, estenderam-se até 1890 e conseguiram identificar vários períodos de ocupação humana no local, os mais antigos datados da Idade do Bronze. O que dificultou a pesquisa foi o fato das ruínas da antiga cidade portuária estar, hoje, a alguns quilômetros do litoral, já que o nível do mar abaixou.

Destaques

Principais cidades da Turquia


Éfeso/Pamukkale Éfeso, em razão de suas ruínas do período romano é uma das mais importantes atrações turísticas da Turquia.

Antália, no Mediterrâneo, espremida entre as montanhas e o mar, reúne diferentes atrações: o velho bairro de Kaleici, com casas de madeira; o anfiteatro romano de Aspendos, nas proximidades; estações de esqui em montanhas de quase 2.000m; três parques nacionais; cavernas impressionantes, algumas com vestígios pré-históricos; cachoeiras; e um litoral de grande beleza, propício ao mergulho. Antália tornou-se um dos importantes destinos turísticos na Turquia. Afinal, poucos lugares conseguem oferecer tanto em termos de belezas naturais e riqueza arqueológica.

Capadócia - Outro ponto alto do turismo no país é Goreme, na Capadócia, região da Turquia Central.

A fascinante Goreme, no interior da Turquia, é diferente de tudo o que você já viu. A aldeia remonta aos primeiros séculos da era cristã, quando cristãos perseguidos por árabes se refugiaram ali e passaram a viver em casas escavadas na rocha, em meio a formações geológicas das mais estranhas, resultado da erosão provocada pelo vento e pela água durante milhares de anos. Existem pedras de variadas formas: muitas se parecem com torres de base larga, verdadeiros cones voltados para o céu. Outros trechos têm diferentes tons, com faixas coloridas formadas por diferentes minerais misturados ao calcário.

Descoberta pouco a pouco pelo turismo internacional depois de ser declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985, Goreme recebe gente do mundo inteiro que vai até lá especialmente para ver as inusitadas formações rochosas e conhecer suas incríveis cavernas. Como as rochas de Goreme, de formação calcária, são macias, puderam ser facilmente escavadas e usadas para os mais diversos fins.

Algumas das cavernas de Goreme ainda servem de moradia para a população local, enquanto outras foram transformadas em lojas e em curiosos e confortáveis hotéis.

Sobrevoar Goreme de balão: uma experiência inesquecível

Um modo original e emocionante de ver Goreme e suas cavernas é sobrevoá-las a bordo de um balão. Com o incremento do turismo, o balonismo se desenvolveu de modo espetacular em Goreme. Alguns dos balões utilizados são enormes, com capacidade para trinta ou mais pessoas, e levantam vôo ao lado das torres de pedra, quase roçando nelas.

Vários balões levantam vôo quase ao mesmo tempo, ao amanhecer, hora mais fresca do dia. Isso implica em acordar de madrugada, mas vale à pena. Do alto se tem uma vista panorâmica sem igual e vê-se todo o conjunto de cavernas de Goreme.

Bodrum - A Turquia preserva um pedaço de litoral que, não por acaso, recebe a alcunha de Saint-Tropez ou Riviera Turca. Em Bodrum, no sudoeste do país – distante apenas 50 minutos de voo da bela Istambul – as praias são cercadas por história, cultura e cenários fascinantes para os adeptos de esportes como mergulho, windsurf, wakeboard, vela e golfe. A cidade ainda é famosa pela sua vida noturna agitada e pelos ótimos restaurantes à beira do Mar Egeu. O balneário repleto de resorts reserva passeios inigualáveis, como conhecer o Golfo de Gokova de barco e visitar outra Maravilha do Mundo Antigo: o Mausoléu de Halicarnasso.