Vietnã

O destino

Vietnã


Riqueza cultural com belíssimas paisagens exóticas

País integrante da Indochina, o Vietnã fica localizado no sudeste asiático, próximo da Índia e da China e tem se tornado um destino cada vez mais procurado para viagens de lazer assim como Lua de Mel. Seu território é limitado ao norte pela China, a leste e a sul pelo Mar da China Meridional, e a oeste pelo Golfo da Tailândia, pelo Camboja e pelo Laos.

O turismo no local foi aberto há apenas 10 anos, e já conseguiu encantar o mundo todo com suas paradisíacas praias de paisagens deslumbrantes e cidades históricas no melhor estilo asiático repletas de ruínas belíssimas. Um país que durante muito tempo foi associado ao terror das guerras é hoje referência de beleza e serenidade, com um toque exótico muito especial.

Quem vai ao Vietnã, sempre volta para casa tendo aprendido muito sobre a história do mundo oriental e as consequências culturais dos acontecimentos de tempos remotos. O país se mostra riquíssimo no quesito cultura, assim como na diversidade de fauna e flora, que são elementos fundamentais para tornar esse destino tão intrigante.

A região onde se encontra o país apresenta durante o ano todo um clima quente de verão, porém nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro as temperaturas são um pouco mais frescas e agradáveis, devido ao período de inverno. Já em junho, julho e agosto, a área enfrenta o fenômeno das monções, que são ventos sazonais ligados à mudança do período de chuvas para o de seca, portanto recomenda-se que esse período seja evitado.

O povo do Vietnã é tido como guerreiro, forte e inspirador, e ainda assim alegre e sereno. Isso acaba entrando em harmonia com as belíssimas paisagens do lugar, que vão desde os mercados flutuantes coloridos pelas frutas e vegetais, até os vastos campos de arroz.

 

Lugares para visitar


Hanói: a cidade, cercada por rios e lagos, é bastante movimentada e um dos principais destinos turísticos do Vietnã. A harmonia entre a vida agitada e a tranquilidade das embarcações que percorrem as lagoas da região é única e muito agradável. Além disso, bares, cafés e mercados também fazem parte da rotina e da atmosfera de Hanói, assim como de seus habitantes. Em questões históricas, os pontos altos são o mausoléu de Ho Chi Min e sua antiga residência, além dos 600 templos espalhados pela região, entre eles o Templo Ngoc Son.

Halong Bay: eleita uma das 7 maravilhas do mundo natural, a “baía onde nasceu o dragão” (significado literal) é um conjunto de ilhas formadas por monólitos de calcário e, em sua maioria, inabitadas. Apesar de haver uma região da baía que possui infraestrutura e vários hotéis, a melhor pedida são os cruzeiros de uma noite feitos nos típicos Junks (tradicionais barcos à vela feitos de madeira). Espalhados pela região estão alguns mercados flutuantes, diversas grutas, cavernas e praias maravilhosas que podem ser vistas ao longo do cruzeiro. É possível também explorar a área em caiaques e ainda tomar uma aula de Tai Chi e desfrutar de um delicioso brunch.

Hue: a cidade histórica de Hue é mundialmente conhecida por seus monumentos, templos, palácios, mausoléus, sua arquitetura singular e seus deslumbrantes jardins. Ao visitá-la, não se pode deixar de conhecer as construções Kinh Thanh Hue (Hue Capital Citadel), Hoang Thanh (Royal Citadel) e Tu Cam Thanh (Forbidden Citadel). Uma ótima opção de passeio é tomar um cruzeiro pelo Rio Perfume, que passa pela cidade.

Hoi An: esta área antiga que data dos séculos XVII e XIX, é completamente preservada e foi considerada patrimônio da humanidade. A pequena cidade possui ruelas estreitas decoradas com lanternas de papel, nas quais é possível ver as casinhas de comerciantes cuja arquitetura foi claramente influenciada pelas culturas chinesa e japonesa. O mercado dispõe produtos típicos com ótimos preços, que vão desde pinturas e objetos de decoração até jóias e sedas.

Ho Chi Minh (antigo Saigon): para quem gosta de cultura e história, esse é um destino indispensável no Vietnã. A cidade abriga um incrível complexo de túneis subterrâneos que permaneceram desde o período da guerra do Vietnã. Outros pontos de visita interessantes são a Catedral de Notre Dame, o Correio, o antigo Palácio Presidencial e o Museu Histórico. Ho Chi Minh é o centro econômico do país, e a região mais vibrante e movimentada, tendo sido reconhecida como importante centro de negócios para países como China e Japão.